STF CONDENA JAIR BOLSONARO A 27 ANOS DE PRISÃO POR PLANO DE GOLPE
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado. Ele foi considerado culpado por crimes relacionados a um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Bolsonaro foi condenado por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado com violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Além da prisão, ele terá que pagar 124 dias-multa, sendo cada dia equivalente a dois salários mínimos.
No mesmo processo, outros aliados do ex-presidente também receberam penas pesadas, como os ex-ministros Anderson Torres, Augusto Heleno e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier. Já o ex-ajudante de ordens Mauro Cid teve pena menor em razão de colaboração com a Justiça.
Esta é a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente é condenado por envolvimento em tentativa de golpe. A decisão pode ser contestada por recursos, mas representa um marco político e jurídico no país.
Redação: Paulo Ricardo Aguiar
